segunda-feira, 27 de outubro de 2008

FOFOCA? Cuidado! Ela mina os Relacionamentos!



De um tempo para cá pude perceber algo terrível e sorrateiro: relacionamentos partidos por causa de intrigas e fofocas! Famílias destruídas, empregos perdidos, amizades lindas terminarem em apenas poucos minutos por causa de palavras e mais palavras ditas muitas vezes sem pensar a pessoas erradas e ditas também em horas erradas.
Que coisa terrível!
É tão sorrateiro que ninguém percebe que o está fazendo, e até mesmo sente prazer em fazê-lo. Afinal uma fofoquinha não faz mal a ninguém! Isso é apenas mais uma das inúmeras mentiras do diabo e pior afetando o Corpo de Cristo que tem se deixado levar pelas ‘delícias’ da fofoca, sofrendo depois de terríveis úlceras causadas por ela.
Cada vez mais vejo que a sabedoria é a melhor coisa entre relacionamentos. Porque tudo o que dissermos ‘poderá ser usado’ contra nós mesmos num momento de raiva!
A fofoca cria uma atmosfera pesada no ar! Cria um sentimento de mágoa, rancor, raiva, inveja, ciúmes, entre outras coisas. Com isso já podemos ver que não vem de Deus. E se não vem Dele, por que nos deixamos levar tantas vezes por ela?
Porque não vigiamos. Porque não atentamos para a Palavra de Deus. A Bíblia diz muitas coisas a respeito da fofoca, só que na Bíblia ela tem um outro nome: maledicência (que significa: ato ou efeito de dizer mal). A maledicência provoca um efeito: mais maledicência! Uma fofoca puxa a outra! Que coisa terrível e assombrosa! Misericórdia!
E o pior é que todos nós, todos os dias, somos rodeados por inúmeras oportunidades para fofoca ou de fofoqueiros. Precisamos dar um basta nisso!!!!
A fofoca nos impede de buscar o verdadeiro Evangelho. Ela nos envolve de tal forma que não nos interessamos ou não temos tempo para a Palavra do Senhor, esfria nosso primeiro amor e o prato está pronto! A vontade do diabo está feita, depois é só ele temperar com mais um pouquinho de confusão e pronto: faz a festa! O relacionamento estará rompido!
Em 1 Pedro 2:1 a 3 diz:“Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, todo o fingimento, e toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, para por ele crescerdes para a salvação, agora que já provastes que o Senhor é bom.”
Precisamos deixar a maledicência de lado definitivamente!
Em 1 Coríntios 5:11 e 13b diz: “Mas agora vos escrevo que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente,...Tirai do meio de vós a esse iníquo (que ofende a retidão, injusto)”. Ser maldizente é ser injusto!
Um pouquinho mais a frente o Apóstolo Paulo completa em 1 Coríntios 6:9 e 10: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus? Não erreis: ...nem os maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus. E tais fostes alguns de vós. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de nosso Deus.”
Se você tem sido, mesmo que sem perceber, um maledicente, arrependa-se agora! Peça perdão ao Senhor de todo os eu coração e Ele te lavará, mas não só isso, mas também te santificará e depois ainda te justificará. Aleluia! Já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus (Romanos 8:1)
E se você tem sido alvo de maledicência, o que fazer?
Leia o Salmo 62!

“A minha alma encontra descanso somente em Deus; dele vem a minha salvação. Só Ele é a minha Rocha e a minha salvação; ele é a minha defesa, jamais serei abalado. Até quando maquinareis o mal contra um homem? Sereis mortos todos vós, sereis como uma parede encurvada, e uma sebe ( cerca viva) pouco segura. Consultam como hão de derrubar da sua excelência; deleitam-se em mentiras. Com a boca bendizem, mas no íntimo maldizem. Ó minha alma espera somente em Deus; Dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; ele é a minha defesa, não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai, nele, ó povo, em todo o tempo. Derramai perante ele o vosso coração, pois Deus é o nosso refúgio.
11 Uma coisa disse Deus, duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus, e a ti, Senhor pertence o amor. Certamente retribuirás a cada um segundo a sua obra.”

Quer saber o que fazer quando for alvo de fofocas? Confie em Deus, faça Dele seu refúgio, sua esperança e creia que Deus retribuirá a cada um segundo o que fizer ou disser.
E antes de terminar gostaria de deixar como sugestão de leitura o que diz Tiago 3 a respeito da língua e o cuidado que precisamos ter com ela:

“..Se alguém não tropeça em palavra, esse homem é perfeito, e capaz de refrear todo o corpo....a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é fogo, mundo de iniqüidade, situada em nossos membros. Ela contamina todo o corpo...mas a língua nenhum homem pode domar. É mal incontido, está cheio de peçonha (veneno, malícia, maldade) mortal. Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e também com ela amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. Da mesma boca procedem benção e maldição. Meus irmãos, não convém que seja assim.”

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...