domingo, 26 de outubro de 2008

Para onde você está olhando?

“A lâmpada do corpo são os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, todo teu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que em ti há são trevas, quão grandes são estas trevas!”
Mateus 6: 22-23
Já diz o ditado popular que os olhos são as janelas da alma. Interessante que a janela não apenas serve para que se veja o que há pelo lado de dentro da casa, mas também para que quem está do lado de dentro veja o lado de fora.
Costumamos usar o ditado para se referir a quem está do lado de fora, e que, pelos olhos pode ver o interior da pessoa. Mas na passagem bíblica, Jesus se refere ao contrário: quem está do lado de dentro da casa, ou seja, nós. Como temos enxergado as coisas ao nosso redor? Será que temos usados olhos de luz ou de trevas?
Trabalhei numa loja, e nela vendíamos óculos de sol, com lentes de várias cores. De acordo com a lente usada, vemos todas as coisas de forma diferente: lente lilás e vemos tudo lilás, lente marrom e vemos tudo marrom; lente cinza, tudo cinza! Que lente espiritual temos usado para olharmos a vida? É bom meditarmos nisto! Disto dependerá a luz ou as trevas em nosso interior!
A luz nos é prometida na Palavra de Deus: “Se andarmos na luz....” ( 1 João 1:7), “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida” ( João 8:12 ) , “Enquanto tendes a luz, credes na luz, para que sejais filhos da luz”( João 12: 36 ), “Pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Andai como filhos da luz”( Ef. 5: 8 ), “... como a uma luz que ilumina em lugar escuro, até que o dia clareie, e a estrela da alva surja em vossos corações.” ( 2 Pedro 1:19).
Essas são apenas algumas passagens da Bíblia que falam sobre a luz de Deus prometida aos que crêem. Às vezes o mundo e as circunstâncias parecem tão negras para nós. Mas pensaremos assim desviamos nosso olhar de Deus para olhar para o que está ao redor. Pois Deus é luz e se olharmos continuamente para Ele veremos somente a luz, mas se olharmos para qualquer outra coisa, veremos trevas, pois onde Deus não está há trevas. Só em Deus há luz.
É possível atingir algum objetivo andando em trevas? É bem mais difícil do que se andarmos na luz, não é verdade? Na luz todas as coisas estão patentes, claras, mais facilmente discernidas. É fácil alcançar um alvo andando na luz!
Não sei qual o seu objetivo na vida, mas certamente, se você andar na luz, o alcançará com muito mais facilidade e rapidez do que se tentar andar por suas próprias forças, arriscando-se a ir para escuridão do ego e do mundo.
Deus é luz, mas como podemos alcançar a luz? Buscando a Ele, estando em comunhão com Ele. E para isto é preciso primeiro eliminar a causa da escuridão.
Parece que aparentemente do nada, nos encontramos em trevas, perdemos a direção, o alvo e a comunhão com Deus. Isto acontece por causa do pecado!
Temos o terrível engano de achar que pecado é somente assassinato, adultério, ou coisas do gênero. Puro engano! Pecado é tudo que nos afasta de Deus: orgulho, inveja, rancor, mágoa, tristeza, fofoca, incredulidade na Palavra de Deus, a falta de perdão para com o próximo, entre outras coisas. Quando falo mal de alguém, ou faço o mau uso da palavra com meu próximo, corro o risco de estar assassinando esta pessoa ou os seus sonhos. Quando deixo de me envolver com Deus para me envolver com as coisas do mundo, estou cometendo um adultério espiritual, pois sou Igreja de Cristo e como noiva, não posso ser infiel a Ele.
O pecado é aquele que apaga a luz, que interrompe a comunhão com Deus e nos afasta Dele. Veja bem: Deus não se afasta de nós! Nosso pecado é que faz divisão entre nós e o nosso Deus. Deus continua no mesmo lugar onde sempre esteve; nós é que damos lugar ao pecado para que ele crie uma barreira entre nós e Deus. Tampando assim a Sua luz. Como quebrar esse muro, então? Com uma ferramenta muito eficaz, mas difícil de ser trabalhada pelo o ego: o arrependimento. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1:9). Quando nos arrependemos, confessamos nossos pecados, lançamos para trás e seguimos a Jesus, cremos que sua graça salvadora, através do seu sangue nos remiu, então podemos ter livre acesso ao Pai novamente, e à sua luz.
Para confessar os pecados, basta abrir o coração para Deus. Falar com Ele diretamente tudo o que aconteceu, (Ele sabe, mas quer ouvir o seu arrependimento, seja humilde! Deus exalta aos humildes e abate aos soberbos!), então diga o quanto está arrependido, o quanto deseja o seu perdão e deixe de fazer o que fazia de errado! Jesus disse: “...Vai e não peques mais” ( João 8:11). Agora creia que o texto citado de 1 João 1:9 (citado acima) vai se cumprir!
Mas para isso é preciso crer na Palavra de Deus, a Bíblia, e no que ela nos garante, pois o acusador sempre vai tentar trazer à memória nossos erros passados, para nos levar à tristeza e à escuridão. Precisamos rejeitar a acusação do que já foi perdoado.
Quero abrir um parênteses para dizer que: se você tem se lembrado, ou se alguém te faz lembrar de algo que você fez e que não houve arrependimento, isso é oportunidade para arrependimento. Você precisa então parar de resistir à voz do Espírito Santo, se arrepender, se confessar e mudar de atitude. A partir do momento que houve o arrependimento sincero diante de Deus, pode ter fé que Deus já te perdoou. É aí que a luz começa a entrar em sua vida novamente! Como um dia que vai amanhecendo, vai brilhando mais e mais até chegar a ser dia perfeito!
Uma vez que você está na luz, é fácil ver o alvo! Os objetivos que você deseja para sua vida serão facilmente alcançados, porque você começa a andar na velocidade da luz (espiritualmente falando, é claro) e esses objetivos se tornarão mais elevados e aperfeiçoados porque não estão sendo gerados por esforço humano, mas pelo poder e pela graça de Deus! Então tudo aquilo que você deseja, mais aquilo que você jamais pediu ou pensou de bom que pudesse acontecer, vai começar a fluir, pois tudo o que Deus faz é bom. O que o homem faz é finito e imperfeito, mas o que Deus faz é eterno e perfeito. Glória a Ele! Glorifique-o e prepare sua vida, quebre o muro da separação e receba a luz de Deus. Comece a andar na ‘velocidade da luz’ espiritual da Palavra de Deus e alcance em Deus a realização dos seus sonhos na versão mais prefeita que você jamais poderá imaginar, mas certamente viverá se permanecer firmado e fiel à Palavra de Deus. Tenha a luz e alcance seu alvo!

Nenhum comentário:

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...