sábado, 8 de novembro de 2008

Seja livre


Ao meditar sobre o que escreveria, foi-me sugerido que escrevesse sobre a diferença entre opressão e depressão. E é muito importante que saibamos esta diferença para que possamos vigiar para que opressão alguma venha sobre nós, nem caiamos em depressão.
Segundo o dicionário opressão é o ato de oprimir, ou seja, exercer pressão sobre algo; apertar excessivamente; dominar com autoritarismo e violência; afligir, atormentar, molestar, reduzir a nada.
E depressão é abaixamento de nível, abatimento, debilitar, enfraquecer.
Se uma força exerce opressão sobre alguma coisa, a tendência é que essa coisa se enfraqueça, abaixe de nível, sofra um abatimento.
Vivemos num mundo, mas não somos dele. Jesus disse: “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia” (João 15 18). E esse mundo exerce uma pressão diária sobre cada um de nós. Pressão sobre o modo de vestir, o modo de falar, o modo de se relacionar, o estilo de vida, sobre tudo o que nos diz respeito há uma regra do mundo para nos ‘prensar contra a parede’! Interessante que em inglês, opressão é, segundo o dicionário Oxford, tratar alguém continuamente de forma cruel e severa. É exatamente assim que o mundo nos trata! É um padrão tão difícil de se manter que não é a toa que muitos dão com a cabeça na parede na hora do desespero!
O que está por trás desse sistema do mundo? Ou melhor, quem está por trás desse sistema?
A resposta está em 1 João 5:19 : “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no maligno ( diabo)”.
O diabo oprime, Jesus liberta! Aleluia!
O trabalho do diabo é apertar até que venhamos ceder, vem com autoritarismo e violência, aflige, atormenta, quer nos reduzir a nada (ou pelo menos que acreditemos nisso!).

Quando essa investida dele começa fazer efeito sobre nós damos um nome: depressão. A depressão nada mais é do que acreditarmos que estamos debilitados, abaixamos nosso nível, estamos incapazes, que estamos abatidos e enfraquecidos.

Nessa hora precisamos fazer como Jeremias que disse em Lamentações 3:21 : quero trazer à memória aquilo que me traz esperança. E o que traz esperança é a Palavra de Deus, que são Boas-novas, boas notícias. O que um depressivo precisa? De boas notícias, boas palavras, algo que o leve para cima! E só a Palavra de Deus pode fazer isso! Por que as coisas de Deus são do alto, são de cima, e quem as busca, se estava abatido, se levanta. Salmo 113:7 diz que Ele ‘ergue do pó o abatido’. Graças a Deus! Se há quem derrube, há um muito maior para nos erguer!
O curioso é a quantidade de crentes que tem se deixado levar por essas investidas satânicas! Crentes oprimidos e deprimidos. Não podemos aceitar uma coisa dessas! Precisamos ser livres! João 8:36 diz: “Se o Filho (Jesus) vos libertar, verdadeiramente sereis livres” e em João 8:32 diz; “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” . A verdade é Jesus: “Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6).

Precisamos conhecer Jesus mais e mais, e só o conheceremos através da Sua palavra: a Bíblia. Se conhecermos a Bíblia e colocarmos em prática, seremos totalmente livres!
Quando a tristeza vier, quando nos sentirmos deprimidos, vamos trazer à memória a Palavra de Deus. Jesus veio para nos dar vida em abundância (João 10:10).

Vida com Deus é vida plena, alegre não por causa das circunstâncias, mas por causa de todos os benefícios conquistados por Jesus na cruz que temos direito! Um desses benefícios é a libertação. Se em sua vida há ainda alguma área que ainda precisa de libertação, não se abata por isso, nem se deixe deprimir, corra para Jesus e para Sua Palavra. E CREIA de todo o seu coração que em Jesus você JÁ foi liberto pelo sangue precioso vertido na cruz, e como você crer assim se fará!

Nenhum comentário:

O caminho do esconderijo

 "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; 7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, por...