segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CARPE SALUS

É comum ouvirmos a expresssão "Carpe diem" que , no latim, significa 'aproveite ao máximo o dia'. Com isso, vemos muitas pessoas seguindo a receita, aproveitando o máximo que a vida pode lhes dar, esquecendo-se do que Jesus disse:'aquele que quiser achar a sua vida, perde-la-á, e quem quiser perder sua vida, por minha causa, acha-la-á' (Mateus 10:39).

Não que não devamos aproveitar o que a vida tem a nos oferecer, o problema está em nos apegarmos demais a estas coisas esquecendo-se do mais importante: o nosso futuro, pois nele colheremos as consequências do que aproveitamos hoje.

A palavra 'carpe', no latim, significa arrancar, pegar, aproveitar, utilizar. Daí vem a palavra carpir, o trabalho do carpinteiro de carpir a madeira. Com a ferramenta ele carpe a madeira, vai se agarrando a ela, utilizando-a da melhor forma possível.

É neste aspecto que gostaria de examinar esta palavra. Precisamos de 'carpe salus', ou melhor, aproveitar ao máximo a salvação (salus) que Deus nos oferece, agarrando-nos a ela da melhor maneira possível.

Os dias atuais não são fáceis. Todos nós encontramos problemas e dificuldades nas mais diversas áreas da nossa vida. No entanto, em Mateus 10:22 está escrito: "mas aquele que perseverar até o fim, será salvo". É o carpe salus, agarrar a salvação que Deus nos oferece gratuitamente por meio de Cristo Jesus.

Não importa a situação, Deus tem saída, tem salvação. Inclusive e principalmente para nossa alma: Deus tem uma salvação para nos garantir que viveremos após nossa passagem nesta vida aqui. Ele tem a salvação para que tenhamos vida eterna após esta vida passageira que desfrutamos hoje.

Deus providenciou uma saída para tudo, inclusive para a morte, dando-nos a vida eterna. Então, carpe salus para você!

Um comentário:

Isabela disse...

adorei o texto, muito bom! :D

Segurança em tempos de ansiedade

 O Salmo 91 é um salmo muito conhecido, pelo menos aqui no Brasil. Mas o que ele tem a ver com nossa vida tecnológica que temos hoje? Hoje v...