sábado, 19 de fevereiro de 2011

O ELEMENTO MODIFICADOR

Dias atrás estive trabalhando com meus alunos o tema "A ação no texto narrativo" e dentre os elementos componentes desse tipo de texto encontramos: a situação inicial, o elemento modificador e a situação final. Basicamente podemos dizer que quando estamos contando uma história é necessário que sejam apresentadas uma situação inicial (ou seja, como esta história começa), um elemento modificador ( é o que muda o rumo da história) e a situação final ( como a história terminará).

Mas o que isto teria a ver com este blog onde normalmente são postados textos cristãos? Tem muito a ver. O que escreverei a seguir, obviamente, não falei em sala de aula, mas foi uma lição que EU aprendi.

Ao lermos os evangelhos, percebemos que Cristo sempre fazia uso das situações do cotidiano em suas parábolas a fim de facilitar aos seus ouvintes o entendimento do Reino dos céus. E por isso, procuro estar atenta constantemente a respeito do que posso aprender com as pessoas, circunstâncias e coisas ao redor, pensando o que a Bíblia diz a respeito de cada assunto.

Com "a ação no texto narrativo" não foi diferente. Cada um de nós somos personagens principais da nossa história. A 'situação inicial' da nossa vida muitas vezes perdura por muito tempo, parece que nada nos acontece. Para que nossa vida tenha mais 'ação', mais movimento e porque não dizer, redundantemente, mais vida, é preciso incluir nesta nossa narrativa um 'elemento modificador'. E só o Autor da vida, Mestre dos mestres - Deus - é capaz de fazer isso com excelência. Para isso, precisamos pedir ajuda a Ele, convidando-o a fazer parte desta narrativa, sendo Ele, agora, a personagem principal.

Assim, Ele muda o rumo da nossa história, encaminhando-a para uma 'situação final' surpreendente e feliz. Porém, infelizmente, muitas vezes protelamos este importante Elemento em nosso 'texto', e a história torna-se confusa, desinteressante, sem graça, perdendo o sentido, as 'personagens' já não convivem bem como antes, enfim, parece que vai ser um 'texto' perdido.

Mas nem tudo está perdido. Enquanto há vida, há esperança. Enquanto há vida, há história para contar e podemos dar um final inesperado para a nossa! Agora mesmo, há uma importante personagem batendo à porta do seu coração. Disse Jesus: " Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" ( Apocalipse 3:20). Esta 'ceia' espiritual com Jesus vai mudar a sua história, é o elemento modificador que você precisa. Basta convidá-lo a entrar. Peça ajuda ao Mestre Jesus para que Ele possa te orientar como fazer uma história nota 10. Só Ele sabe como mover as circuntâncias da nossa vida.

Tenha um final feliz com o Autor e consumador da nossa fé: Jesus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dani,ke a cada dia Deus venha te inspirar e abençoar!Um beijão ke vc e esse blog venha continuar abençoando vidas carentes.Desejo tudo de bom pra vc a sua família. A paz do Senhor!

Daniela disse...

Muito obrigada. Que Deus abençoe sua vida e sua família também. Mas, quem é você?

Anônimo disse...

não sabe quem eu sou?tenta adivinhar!meu nome começa com M e termina com A.ainda não sabe quem eu sou? ah Dani...tá bom vou facilitar.vc me deu aula ano passado.se lembrou agora?ainda não? sou a Miriã Ferreira,a pequinininha nerd do maracello alencar,da turma 702 ke estudava a tarde.olha ke Deus continue te insprirando, pois; as mensagens postadas no seu blog vem me abençoando muito!espero ke venha me dar aula novamente!mas caso n for possível sei ke n faltará oportunidades pra nos encontrarmos.beijão,sds!

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...