domingo, 4 de junho de 2023

Faça ao outro o que quer que se faça a você.

 "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas". (Mateus 7:12)

Eu me lembro que na primeira aula que eu tive de ética a professora falou que não devemos fazer aos outros aquilo que não queremos que façam a nós.

Esse princípio não é somente ético, é cristão! E quem falou isso foi o próprio Jesus, não sou eu quem inventou isso!

É questão de nos educarmos a fim de aprendermos a nos colocarmos no lugar do outro. 

O problema é que queremos que os outros se coloquem em nosso lugar, todos têm que nos entender, mas será que estamos preparados para entender a situação do outro? Como o outro está se sentindo?

Quantas vezes nesta semana nos lembramos do problema de alguém e perguntamos como a pessoa está? 

Às vezes nem por educação se faz isso, quanto mais estando realmente interessado no outro e que dirá orando pelo outro. Já fiz isso também e peço perdão a Deus pelo egoísmo.

Creio que somos a geração mais egoísta que já existiu e não é de se surpreender a quantidade de gente deprimida. Desse tanto de gente deprimida, várias estão assim por olharem somente para si, para o seu próprio problema, e com isso pensam que seus problemas são sempre os maiores e piores e como olham demais para isso, parecem cada dia maiores. Mas será que são mesmo?

Observe que Deus nos fez eretos, olhando para a frente e para os outros, e nos fez com dois ouvidos e dois braços. 

Não foi para ver e falar da vida alheia, nem apontar o dedo, muito menos agredir. Mas sabe por quê?

Para ver quem precisa de ajuda. Dois ouvidos para ouvir o que o outro tem a dizer. Uma boca só para medirmos o que temos que falar. Dois braços para poder socorrer aos necessitados. 

Se não entendemos isso, estaremos errando tanto ou mais diante de Deus comparado a pessoa de quem tanto reclamamos. E quanto mais olho somente para mim e para meu próprio problema, pior ele me parece e pior eu me sinto, me faço mais de vítima e sinceramente, na maioria das vezes não somos vítimas. Somos frutos das nossas escolhas.

Nesta semana, conversei com muitas pessoas. Para a maioria delas perguntei como estão e se seus problemas conseguiram resolução. A maioria das pessoas com quem converso também sabem que passo por problemas, como todo mundo passa, porque sou humana como todos são. Posso contar nos dedos de uma só mão a quantidade de pessoas que me perguntou como eu estava e se as situações que me preocupam foram solucionadas.

Isso não muda nada. Vou continuar me interessando pelos outros, orando por eles, porque entendo que esse é o chamado para o cristão. Se nem todos entendem, isso já não é problema meu. Cada um dará conta de si diante de Deus, entende? 

Só estou compartilhando isso para que perceba como as coisas se encaminham hoje me dia. Não vou ficar pensando nisso nem olhando para isso porque senão cairei na tentação de me sentir: ' coitadinha de mim, olha que situação estou'. E confesso que por anos me coloquei nessa situação e me arrependo profundamente. Quem se faz de vítima não permite que Deus seja o Autor de sua história e vive reclamando e em frustração.

Precisamos ter essa consciência. Caso contrário, nos tornaremos pessoas amarguradas, rancorosas, cheias de ódio no coração. E onde está Deus nisso? Onde está Jesus? Que diferença Ele está fazendo na sua e na minha vida?

Queridos, se você parar um pouquinho para olhar ao seu redor, todos estão passando por muitos problemas (e grandes mesmo), não somos os únicos.

Entender isso é fundamental para não diminuirmos a luta ou a dor do outro, achando que nosso problema é o pior do mundo. O nosso problema é ruim porque é nosso, mas o calo do outro também dói muito! E precisamos a aprender a nos importar com a dor do outro em vez de pensar só na nossa.

Interessante que nesta semana estou com um machucado no meu pé, que está inchado e literalmente sei onde o sapato aperta. Rsrs 

Ninguém mais, além de mim, sabe o quanto dói. Assim são os problemas da vida.

Mas é bom saber que, sabendo da minha dor, pessoas não sairão pisando no meu pé, não é?

Isso serve para nos ensinar a sermos mais pacientes e tolerantes com o outro com as mais diversas situações da vida.

A gente não sabe o que vai na casa e no coração do outro. Levar isso em consideração também é amar ao próximo. E isso é mandamento. É sobre isso que daremos conta também no último dia.

Que Deus nos dê um coração compassivo e mais cristão.


Um dia abençoado para você!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...