quarta-feira, 14 de junho de 2023

Voltando às veredas

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas; mas eles dizem: Não andaremos nele". ( Jeremias 6:16)

Se você, assim como eu, já é cristão há muitos anos, você sabe que com o tempo, se não vigiar, a gente tende a se acomodar, achar tudo normal e que algumas coisas não tem nada a ver. A gente já não ora com a mesma frequencia e intensidade que fazia, E quando foi a última vez em que parou para ler um livro inteiro da Bíblia?

Coisas que nos fortalecem espiritualmente. Mas... com o estilo de vida atual, ou até mesmo o ´vicio na internet' - sim, é um ´vicio' porque não se vive sem mais - paramos pouco na presença de Deus, totalmente desligados do cotidiano e das coisas que nos cercam para nos ligarmos somente em Deus.

Qual problema disso?

O problema é que nos envolvemos com coisas deste mundo de tal forma que elas se tornam verdades para nós, mas muitas vezes são coisas vazias e não verdadeiras que só servem para cauterizar nossa mente.

Vamos olhar para o texto de 1 Timóteo 4:2 com um olhar diferente e veja se não faz sentido nos dias de hoje:

"Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" 

Traduzindo de forma literal agora:

" Pela representação teatral de falas falsas que cicatrizaram com ferro quente suas mentes"

O que acontece com os vídeos de meme hoje em dia? Boa parte deles representação teatral paa entretenimento. Por hora, consegue-se ver  inúmeros videozinhos de 15 segundos cada. Total entretenimento. Qual o mal disso? Sua mente fica cauterizada e tudo o que passa de quinze segundos torna-se chato e o que é chato sua mente passa a rejeitar.

E eu te pergunto: acostumando sua mente a ter a atenção por somente esse pequeno espaço de tempo, quem consegue assistir a duas horas de culto? Quem consegue ficar uma hora lendo a Biblia? E como fica a vida espiritual depois disso? Como ficam os estudos? 

Nunca se viu uma geração como esta em que vemos tanta gente ansiosa e deprimida. São mentes cauterizadas!

Precisamos ter as mentes renovadas!

"Não se amoldem aos padrões deste mundo, mas transformem-se pela renovação da vossa mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" ( Romanos 12:2)

O 'transformem-se' do texto, no original significa: 'mudança depois de estar com'. Após encontrar com Jesus, precisa haver transformação. Se estamos tomando a forma deste mundo é hora de voltar às veredas antigas, como está escrito no texto de Jeremias 6:16 que escrevi no início deste texto e transformar nossas mentes.

Voltar às veredas antigas é voltar ao primeiro amor, voltar ao caminho inicial que Deus mostrou em Sua Palavra e que em algum momento nos desviamos em busca dos nossos próprios interesses.

É tempo de voltar a Deus. Tem pode voltar ao verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, à Palavra da verdade, a Bíblia não adulterada. Aos ensinos antigos, às veredas antigas. O problema é que o texto de Jeremias já mostrou o que ocorre: "mas eles dizem: Não andaremos nele".

A escolha é de cada um de nós se vamos ou não querer andar neste caminho. Mas a escolha que faremos agora determinará nosso futuro após nossa partida deste mundo. Não nos enganemos achando porque aceitamos a Jesus um dia e estamos vivendo como queremos, sem falar com Jesus, sem orar, sem meditar na Palavra de Deus, sem buscar individualmente que vamos passar uma eternidade com Ele. Muita ingenuidade achar isso! 

Pelo amor de Deus, paremos de nos fazer de ingênuos e voltemos ao Evangelho puro, verdadeiro e simples. Paguemos o preço, sim, da renúncia e do risco de sermos chamados de chatos e loucos.

1 Coríntios 1:27 diz: " Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias" 

Se formos considerados como loucos pelas pessoas deste mundo por seguirmos a Cristo, sinal de que estamos no caminho certo.

Um dia abençoado na presença de Deus, voltando às veredas antigas.

2 comentários:

Lenes Queiroz disse...

Que maravilha de palavras!
Amém 🙏

Daniela disse...

Amém!

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...