terça-feira, 6 de junho de 2023

Reencontrando o que perdeu

  "Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E, achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende" (Lucas 15:8-10)

A dracma era uma moeda romana equivalente ao salário de um dia de trabalho. A mulher que Jesus cita na parábola trabalhava e dentro de sua própria casa perdeu essa moeda.

Nos dias de hoje, a maioria de nós trabalha fora de casa e tem o devido salário por isso. Muitas vezes, por nos envolvermos tanto com as coisas do cotidiano, perdemos valores dentro da nossa própria casa.

E foi o que aconteceu com ela. Mas o que isso tem a nos ensinar? O que ela fez?

1) Acendeu a candeia = acendeu a luz da casa. 

Ao perdermos valores que são importantes e fundamentais na vida de um cristão, é preciso acender a luz, buscar a presença de Jesus, que é a Luz do mundo ( João 8:12) e convidá-lo para estar novamente reinando na sua casa. A luz é que mostra o que está fora do lugar ou sujo. É andando na luz que reconhecemos nossos erros e pecados e temos a oportunidade de voltar atrás e acertarmos nossa vida. 

2) Varre a casa = limpa de toda sujeira. Isso nos remete à santificação. Não tem como ter valores cristãos em casa tendo uma mente mundana, onde as coisas não tem nada a ver, vivendo uma vida mundana e achando normal por já estar cauterizados pelo mundo. É preciso se santificar. 

Se buscarmos a presença de Jesus verdadeiramente o Espírito de Jesus, o Espírito Santo nos incomodará a respeito de onde erramos. Se achamos que buscamos a presença de Jesus e nada nos incomoda em relação a pecados condenados pela Bíblia, lamento informar, mas é sinal de que apenas nos emocionamos, mas ainda não encontramos realmente o Espírito Santo. Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo.

3) Busca diligentemente = é preciso buscar intensamente a Deus. Ore até que os valores bíblicos estejam claramente estabelecidos diante de você.

Essa parábola fala do pecado. É o pecado que rouba os valores bíblicos e eternos do nosso coração e da nossa casa.

Esse roubo acontece na intimidade do nosso coração ou dentro das paredes da nossa casa, na nossa vida.

Precisamos fazer como a mulher da parábola: percebeu a perda, mas não se acomodou: buscou a luz, se arrependeu, se santificou e buscou até achar o que havia perdido.

Quando isso acontece, há alegria nos céus.

Quais valores você perdeu?

Pare um pouco. Cuidado que a corrida do trabalho e do cotidiano pode contribuir para perdermos nossa dracma, lembre-se disso.

Pare, acenda a luz de Cristo em seu coração, santifique-se, busque a Deus e seja motivo de alegria nos céus.


Deus te abençoe! 

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...