terça-feira, 13 de junho de 2023

Sendo levado para fora

"Por isso, também Jesus, para santificar o povo, pelo seu próprio sangue, sofreu fora da cidade. Saiamos, pois, a ele, fora do acampamento, levando a mesma desonra que ele suportou". ( Hebreus 13:12,13)


Todos sabemos que Jesus Cristo se entregou a morte para perdão dos nossos pecados, para nós santificar, ou seja nos separar das influências terrenas nos levando a buscar e entender as coisas eternas.

Para isso, ele sofreu e pagou um alto preço, derramando seu sangue em nosso lugar.

A morte de Jesus não ocorreu dentro de Jerusalém, mas do lado de fora da cidade, na região chamada Gólgota. Ele foi levado para fora para cumprir o propósito.

O autor do livro de Hebreus também nos diz que devemos sair do acampamento, levando a desonra que Jesus suportou. 

O que isso quer dizer?

Acampamento é lugar de ajuntamento, onde estamos no meio do grupo. E isso acontece quando vamos à igreja. É necessário estar no acampamento! O povo que saiu do Egito em busca da Terra prometida não foi cada um isoladamente para lá. Foram em acampamento.

O que ocorre é que para cumprir o chamado do IDE, é preciso entender que precisamos também ir além do acampamento. O chamado é para fora. 

A palavra grega ekklesia é geralmente traduzida por “igreja” e é uma combinação das palavras chamar e fora. É o IDE e pregai o Evangelho (Marcos 16:15). 

Esse é o seu e o meu propósito  como cristãos. Esta ordem foi uma das últimas que Jesus nos deixou antes de subir aos céus.

A questão que precisamos entender é que para cumprir este chamado, primeiro nos lembremos da santificação e precisamos entender que, sim, será necessário também sofrer fora da cidade, fora do acampamento, fora da igreja.

Ser verdadeiro cristão no mundo de hoje não é tarefa fácil. Lembra daquela história de que quando você está fazendo uma prova de matemática na escola e se parece fácil é porque você está fazendo errado? 

Pois é assim mesmo na vida cristã. Se parece fácil para você, provavelmente não está agindo conforme a Bíblia.

Essa história que falam por aí que Deus é só amor, que Evangelho é diversão e que o importante é você ser feliz, lamento dizer, mas é completamente antibíblica.

Ao levarmos o verdadeiro Evangelho não seremos bem aceitos por todos, como Cristo também não foi. Ser cristão é ser parecido com Cristo. 

Se Ele foi humilhado, precisamos entender que em algum momento também seremos. Se Ele sofreu, em algum momento também sofreremos.

Então, qual a vantagem em ser cristão?

É entender que tudo isso é passageiro, é vaidade, é coisa que passa e acaba logo, mas que o que Jesus oferece é eterno e maravilhoso. 

É isso que faz valer a pena, entender que a vida é além do que vemos diante dos olhos carnais. A vida é primordialmente espíritual! O problema é que a grande maioria ainda não entendeu isso e nos prendemos às coisas deste mundo e nos abalamos demais por elas.

Quando foi a última vez em que você viu uma multidão nas ruas e pensou: "quantas vidas ainda precisam de salvação?" E se comoveu em ver que há uma multidão de perdidos? Mas foi isso que Jesus fez (Mateus 9:36)!

É esse o chamado de cada cristão! É esse o seu chamado! É sair do acampamento, sabendo que poderá ser criticado e incompreendido e amar o perdido e levar a ele a mensagem do verdadeiro Evangelho de Jesus, primeiramente com seu testemunho e, se necessário, fale do Evangelho na autoridade do Espírito Santo.

Tem gente que fala que não consegue e nem sabe fazer isso. Você só conseguirá com o poder do Espírito Santo e isso só se consegue, buscando ao Espírito Santo e deixando-se ser usado por Ele. 

Não é na nossa força. Se depender de mim, eu não tenho o que escrever nem falar aqui todo dia, escrevo o que Ele me leva a escrever, quando Ele dá a direção do que falar para você. 

Assim fazemos quando saímos da zona de conforto do nosso arraial da igreja local para testemunhamos de Cristo no dia-a-dia.

Os versículos seguintes de Hebreus 13, versos 14,15 e 16 confirmam o entendimento que precisamos ter: 

1) A igreja, nosso 'acampamento' espíritual aqui, é um sinal que não temos cidade permanente aqui, é arraial, buscamos o que há de vir! Tudo aqui é passageiro, precisamos buscar as coisas eternas de Deus.

2) Por meio do sacrifício de Jesus oferecemos um sacrifício de louvor. Sempre repito, sacrifício de louvor é louvar a Deus diante do que me dói, que é difícil e me custa.  Vontade é de reclamar, mas vou adorar, fazer esse sacrifício. Sacrifício de louvor e não é cantar quanto tudo vai bem, isso seria somente louvor. 

O sacrifício remete a algo doloroso e adorar a Deus durante a dor não é fácil. Mas é isso mesmo que o texto fala! Isso é bíblico e é isso que será seu sacrifício de cheiro suave que testemunhará que você é diferente, confessando o nome de Jesus e seu poder mesmo em meio a dor. Isso é maturidade espiritual.

3) Não devemos nos esquecer de praticar o bem e colaborar com os outros. Ser pró-ativo em ajudar aos outros dentro do nosso alcance. Isso agrada a Deus. E mais, olha o que diz Provérbios 3:27-28 

"Não deixe de fazer o bem aos que dele precisam, estando em sua mão o poder de fazê-lo. Não diga ao seu próximo: “Vá e volte mais tarde; amanhã eu terei algo para dar”, se você tem". Além de tudo é orientação bíblica mesmo.

Fazendo assim, encontramos sentido para nossa vida e somos muito mais felizes, por loucura que pareça, do que viver em busca de uma autosatisfação, que nunca se alcança e se vive frustrados e deprimidos numa busca insaciável pela vaidade e pela satisfação do ego.

Quando somos gratos e nos importamos com o outro, somos mais felizes. E Evangelho é sobre isso: se importar com o outro para que seja salvo e perdoado a ponto de, muitas vezes sermos até mesmo aparentemente prejudicados para que isso aconteça, mas trazendo um fruto eterno de satisfação e alegria espíritual em ver que alguém foi salvo.

Que loucura, não é? Pois é,"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são." (1 Coríntios 1:27-28).

Viu como o verdadeiro Evangelho vai na contra-mão do que é dito e feito por aí? Trago verdades e que você tenha seus olhos abertos por Cristo Jesus, através do Seu Espírito Santo.

Que você tenha um dia abençoado na presença de Deus!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...