quinta-feira, 18 de maio de 2023

Discernindo o Evangelho de hoje em dia

" Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho. 

 Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo.

 Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado! 

 Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada! 

Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo". (Gálatas 1:6-10)

Quando coloquei o título neste post de 'Discernindo o Evangelho de hoje em dia' me refiro ao Evangelho do último século para cá. Tenha em mente que, pelo menos o novo testamento tem mais de dois mil anos e é tão certeiro, que descreve claramente os últimos dias que estamos vivendo.

O apóstolo Paulo nos fala sobre um outro Evangelho. Não que existisse outro, mas estavam usando o Evangelho de Cristo de forma adulterada. Assim como hoje em dia, e é sobre isso que vamos falar hoje.

E ele ainda alerta: seja quem for que queira apresentar um Evangelho diferente, ainda que seja um anjo do céu, uma revelação, se for diferente do que a Bíblia orienta, deve ser não só ignorado, mas é amaldiçoado.

Entenda uma coisa: não há meio termo no mundo espíritual, ou é benção ou é maldição.

Se não é benção, se não sentiu paz e se você sabe que não está de acordo com o que a Palavra diz, você já sabe o que é.

Se está em dúvida se é benção, já tenha  a certeza de que não é. A benção de Deus é algo que não deixa dúvidas, uma vez que caminha dentro do que a Bíblia orienta.

Mas para saber isso, é imprescindível que tenha-se conhecimento da Palavra de Deus, a Bíblia.

Alguns sinais básicos de algo (pregação, instituição ou doutrina) que está FORA da Palavra:

- culto sem ordem (1 Coríntios 14:26-33) - muitas vezes dando lugar a espíritos contrários a Deus para agirem no culto e não discernem que não é o Espírito Santo. 

- estilo de vida mundano ( 1 Coríntios 3:3, Gálatas 5:19-21, Tiago 4:4) - tudo que se fala acha que não tem nada a ver... Cuidado!

- tem o ser humano como centro da pregação, e não Cristo. (Colossenses 1:17)

- sectarismo (1 Coríntios 3:4) - limita-se a achar que a instituição que faz parte é a única certa e dona da razão. Enquanto, a unica dona da razão, na verdade, é a Palavra de Deus, a Bíblia.

Diante dessas coisas e coisas  semelhantes a essas, fique atento e verifique na Palavra de Deus. Se qualquer pessoa, inclusive eu, falar algo contrário à Bíblia, firme-se no que a Bíblia diz. É através dela que você encontrará a Verdade e a salvação em Jesus Cristo vivo e ressuscitado! Para isso, leia diariamente a Palavra, seja curioso, pesquise sobre o assunto que quer saber ou tem dúvida. É assim que nos firmamos para não sermos enganados por qualquer vento de doutrina que aparece.

Precisamos, sim, nos congregar, mas com discernimento para não sermos levados por nenhum vento de doutrina.

Fique ligado, seja esperto e mergulhe na Palavra. É através dela que você encontrará o verdadeiro óleo do Espírito Santo para manter sua candeia acesa até a volta de Jesus.

Ao escrever sobre este assunto, corro o risco de desagradar a algumas pessoas, mas como o texto acima já diz: " Por acaso eu procuro a aprovação das pessoas? Não! O que eu quero é a aprovação de Deus. Será que agora estou querendo agradar as pessoas? Se estivesse, eu não seria servo de Cristo" (Gálatas 1:10). Minha preocupação é agradar a Cristo e acertar meus próprios erros dia após dia, porque é sobre isso que darei conta no dia final e tenho muito temor a esse respeito.

Se você se lembrar de alguém que também precise ler este texto, compartilhe! Assim mais pessoas poderão ter seus passos firmados em Jesus e na Palavra de Deus.


Um dia abençoado para você!

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...