quarta-feira, 10 de maio de 2023

Últimos tempos, tempos difíceis.

" Lembre disto: nos últimos dias haverá tempos difíceis. 

 Pois muitos serão egoístas, avarentos, orgulhosos, vaidosos, xingadores, ingratos, desobedientes aos seus pais e não terão respeito pela religião.

 Não terão amor pelos outros e serão duros, caluniadores, incapazes de se controlarem, violentos e inimigos do bem. 

 Serão traidores, atrevidos e cheios de orgulho. Amarão mais os prazeres do que a Deus;  

 parecerão ser seguidores da nossa religião, mas com as suas ações negarão o verdadeiro poder dela. Fique longe dessa gente!"

(2 Timóteo 3:1-5)


O apóstolo Paulo escreveu essa carta a Timóteo entre os anos 62 e 67 d.C., mas descreve perfeitamente a atual geração. Isso só vem comprovar, mais uma vez, a veracidade e o poder da Palavra de Deus, a Bíblia.

Cada vez mais vemos notícias que descrevem atitudes de pessoas com as características de que Paulo falou. 

Se olharmos somente para isso, nos sentiremos abatidos e tentados a fraquejar na fé. Mas, sabendo disso, Deus usou o mesmo apóstolo Paulo para nos aconselhar no que fazer:


"Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu e em que creu de todo o coração. Você sabe quem foram os seus mestres na fé cristã.

E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus. 

Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 

E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações." (2 Timóteo 3:14-17)

É tempo de se firmar na Bíblia. O compromisso de Deus é com a Bíblia! É nela que encontraremos forças e sabedoria para lidar com o que temos visto, inclusive entre os que se chamam povo de Deus, e muitas vezes nos decepcionam (como está escrito no versículo 5).

Infelizmente, o joio está posto entre o trigo. Pessoas que se nomeiam cristãs, mas são carnais, orgulhosas, egoístas, xingadoras, ingratas, caluniadoras. E vamos fazer o quê?

Olhar pela nossa própria vida para não caiamos na tentação de errar como eles também.

Errar, sempre erramos. Sempre precisamos nos examinar a nós mesmos, como está escrito em 1 Coríntios 11:28. Para Deus não há pecadinho nem pecadão. Está escrito que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23-26).

O que não podemos é viver na prática do pecado e é disso que o apóstolo Paulo fala ao descrever o tipo de pessoa dos últimos tempos. É contra isso que precisamos lutar e vigiar.

E se alguém errou assim com você, para seu bem, libere perdão. Entregue para Deus.

"Mas, Dani, não consigo fazer isso! Doeu demais!"

Então, lamento te informar que você precisa igualmente de perdão. Diante de Deus você está errando tanto quanto quem te ofendeu, sabe por quê?

Olha o que o próprio Jesus falou em Mateus 5:44

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus".

Perdoar é ordem do Senhor. Se não obedecemos, pecamos. Se pecamos, precisamos de arrependimento e perdão. A falta de perdão nos coloca, diante de Deus, na mesma posição de quem nos ofendeu, entende?

Por isso, para o seu bem, para a sua paz, perdoe. Deus tem bençãos muito maiores para você do que a ofensa que você recebeu! Por que você vai trocar a benção por algo que está te consumindo? Não vale a pena!

Lembrando que perdoar não significa andar junto! Libere perdão para o seu bem, mas não caminhe junto a essas pessoas, como os versículos 4 e 5 de Timóteo nos orientam.

Filipenses 3:13 fala para esquecermos as coisas que para trás ficam e prosseguir para o alvo. Esquece o que aconteceu, olha para o alvo do que Deus tem para você!

Já viu alguém que fica olhando para trás, conseguir avançar e seguir em frente? Claro que não, porque vai tropeçar e cair e se machucar!

Olhe para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé. Os dias são difíceis, sim, com certeza, mas Deus está disposto a estar conosco até a consumação dos séculos! Você não está só! Tem um Deus que cura tuas feridas e te livra!

Pense a respeito. Os dias atuais estão complicados, não complique ainda mais carregando pesos que te farão mal. Liberte-se das mágoas do passado, tenha seu coração curado e caminhe em glória na presença do Senhor Jesus, firmando seus passos na Palavra da Verdade, a Bíblia.


Um dia abençoado para você!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...