domingo, 7 de maio de 2023

Um pouquinho sobre o verdadeiro louvor a Deus

  "Bendiga, minha alma, o Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios."

 Salmos 103:2

 Este Salmo de Davi começa convidando sua alma a bendizer a Deus. 

Como a palavra já mostra 'bendizer' significa dizer bem, falar algo bom, elogiar, louvar. Então, é um Salmo que nos leva a parar e pensar no que Deus tem feito por nós e ter uma atitude de gratidão tamanha ao ponto de louvá-lo por isso.

 Ontem mesmo eu estava conversando com meu marido a respeito de como caimos na tentação de desmerecer as coisas de Deus como se fossem qualquer coisa.

 Percebi isso, quando vi uma cantora gospel americana contando o testemunho dela de que quando criança, recebeu um livramento de Deus. O guarda-roupa ia cair em cima dela e o Senhor a livrou e ela sobreviveu e entendeu que Deus tinha um chamado na vida dela.

O mesmo ocorreu comigo quando era bem pequena. E, sinceramente, na minha família, e até mesmo para mim, isso foi visto como um fato da infância. E pouco Deus foi exaltado e louvado pelo livramento que me deu. 

Confesso aqui meu erro, porque a Palavra nos diz que, se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nós perdoar (1 João 1:9). E também diz que aquele que confessa e deixa o pecado, alcança misericórdia ( Pv 28:13). E, sim, agora realmente entendo que Deus me livrou porque tinha propósitos na minha vida e, um deles, é falar para você, em qualquer lugar do planeta em que esteja, através deste blog.

Quando alguém nos faz algo e não reconhecemos, nem agradecemos, isso é considerado falta de educação. Só uma pessoa rude faz isso! Não é desagradável?

Mas é o que fazemos diariamente com Deus!

Ele nos dá infinitas bençãos, e muitas vezes passamos os dias e não agradecemos nem louvamos (e quando falo louvar é o louvor de todo coração e intensidade, não aquela música repetida ou somente palavras sem pensar). Isso não é louvor, é repetição. E Jesus falou para não usarmos vãs repetições ao falar com Deus, se lembra? (MT. 6:7).

O Salmo nos ajuda a pensar em alguns benefícios que revemos de Deus e, por vezes, ignoramos:

- Perdoa as iniquidades ( verso 3)

- Sara as enfermidades ( verso 3)

- Redime nossa vida ( Verso 4)

- Dá graça e misericórdia ( verso 4)

- Provê os bens para nós ( verso 5)

- Ele nos renova ( verso 5)

- Ele é a nossa justiça ( verso 6)

- Abre caminhos e nos mostra onde andar (verso 7)

- É bondoso ( verso 8)

- Não nos trata conforme nossos pecados (verso 10)

- Não não retribui conforme nossas iniquidades ( verso 10)

Agora pense na semana que passou. Verifique os benefícios que você recebeu, dentre esses que o Salmo cita, assim como outros ( você teve saúde, teve alimento, teve um lugar para dormir, roupa para se cobrir, você sorriu, esteve com pessoas que gosta, recebeu uma mensagem que lhe fez bem... Enfim, muitas coisas boas podem ter acontecido).

Você já louvou a Deus por elas? E louvar não é só falar. O que acontece quando alguém te dá um elogio que você sabe que não é sincero? Considera a pessoa falsa e sonsa, não é? Não sejamos assim com Deus.

Quantas vezes temos sido cristãos falsos e sonsos? Falamos, cantamos, mas realmente não sentimos. Apenas repetimos o que sabemos que deveríamos falar (isso quando o fazemos, porque tem gente que nem se dá a esse trabalho).

Agora a pergunta que não quer calar: se não louvamos, adoramos, nem somos gratos aqui na Terra, esperamos realmente que iremos para o céu após a morte? Lá é lugar de contínua adoração ao Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Se quisermos ir para lá, é bom começarmos a treinar aqui.

Lembre-se que o céu é sobre a figura de Deus e não sobre você ou eu. 

Para chegar lá, precisamos começar a centralizar corretamente quem deve estar no centro da nossa vida.

Considere isso no dia de hoje. Lembre-se dos benefícios de Deus e o adore, mas adore mesmo, com todo seu coração, força e intensidade e sinta o extraordinário de Deus transbordar no seu coração.


Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...