sexta-feira, 12 de maio de 2023

O que fazer na angústia?

 "E clamaram ao Senhor na sua angústia, e os livrou das suas dificuldades". ( Salmos 107:6)

Nos dias atuais, muitas pessoas passam por angústias. Aquela sensação de aperto no peito, parece que a situação não tem solução, o que traz muitas tristezas e desesperança. 
Interessante notar que a palavra angústia, no Salmo, poderia ser traduzida também como caminho estreito, apertado. E é assim que nos sentimos, parece que o caminho está estreito, sem saída...

Claro que precisamos, antes de tudo, analisar se o que causa a angústia é algo que depende de nós ou não. Se há algo que eu deveria fazer e não estou fazendo por fuga ou qualquer outra razão. O que é para eu fazer, Deus não fará. Mas e quando a coisa vai além do que podemos dar conta?

Calma, tem notícia boa!

O Salmo nos fala do povo de Israel que passaram por angústias, foram perseguidos por seus inimigos, andaram no deserto, sem moradia certa, tiveram fome e sede, tinham perdido toda a esperança... Até que clamaram ao Senhor!

O verbo 'clamar' significa chorar, ou ainda chamar. E isso logo me traz a imagem de uma criança chorando e chamando seus pais para socorrer.

E assim somos para Deus. Filhos que dependem e precisam do Pai eterno. Pensamos que podemos dar conta sozinhos, até que a coisa complica e precisamos chamar por socorro!
Talvez essa seja sua situação hoje. Já tentou de várias formas, já contou com pessoas e se decepcionou, Fez vários tratamentos e não teve resultado, bateu em portas que não abriram, e esperou e ainda não teve resposta... Que angústia!

Mas, hoje, você pode clamar pelo Pai eterno. Ele está esperando para ouvir sua voz! Ore a Deus, em nome de Jesus. Sabe por que Ele ainda não agiu? Porque você estava achando que dava conta sozinho e Deus respeita nosso livre arbítrio, a liberdade que nos deu. 
No entanto, como Pai amoroso, Ele deseja nos guiar e nessas horas de angústia, quando clamamos, Ele nos segura pela mão direita e nos diz: " não temas, porque eu sou contigo; não te assombres porque eu sou teu Deus. Eu te esforço, eu te ajudo com a destra da minha justiça" (Isaías 41:10). Aleluia!

Fale com Deus, desabafe com Ele, Confie e descanse Nele. Nisso você encontrará a saída e o paz para sua alma.

"Porque assim diz o Senhor Jeová, o Santo de Israel: Em vos converterdes ( arrependimento) e em repousardes ( descansar em Deus), estaria a vossa salvação, mas não quisestes" ( Isaías 30:15).

É preciso a gente se arrepender de querer ser tão 'auto-suficiente' e confiar que, se Deus cuidou de nós até hoje ( caso contrário em estaríamos vivos aqui para ler este blog), Ele vai continuar cuidando e nos dará uma saída, uma salvação do problema que nos angustia.
Isso faz com que nossa alma descanse e encontre paz. O que eu não posso mudar, não adianta me angustiar. Preciso orar a Deus e crer que será Ele que moverá as circunstâncias. Quando me conscientizo disso, fico em paz!

O problema muitas vezes é que a gente não quer isso! Não quer tomar atitude nenhuma, nem mesmo nos arrependermos e descansarmos em Deus.

Que hoje você possa escolher a boa parte e encontrar paz em seu coração!

Um dia abençoado, cheio da graça e da paz de Deus para você!


Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...