sexta-feira, 26 de maio de 2023

Lição no sofrimento

 Todos nós passamos por momentos difíceis. Tem situações difíceis de encarar.

A Bíblia diz que 'quem é espiritual, discerne todas as coisas, mas de ninguém é discernido' ( 1 Coríntios 2:15).

Ser espiritual não significa ser emocional. Pelo contrário, o culto que agrada a Deus é o culto racional, não o emocional ( Romanos 12:1).

No entanto, sim, temos emoções porque isso faz parte da natureza humana. Até Jesus, aqui na Terra, chorou  ( João 11:35). Tem tempo de chorar, mas tem tempo de entender o propósito de Deus , entender a missão e cumpri-la.

Ao ver que Lázaro havia morrido, "Jesus chorou" ( João 11:35). Mas não permaneceu chorando porque entendeu que havia um propósito naquilo dali e o propósito era que todos vissem que Deus ouve a oração e que Deus é poderoso.

Você pode estar sofrendo até mesmo por ver alguém que ama sofrer por um período tão prolongado e se questionar o porquê de Deus permitir isso.

Por que Deus permitiu que Lázaro morresse?

Para mostrar que Deus é poderoso para fazer o impossível. O impossível muitas vezes não é ressuscitar os mortos, mas que muitos creiam em Deus.

Após Jesus chorar pela morte de Lázaro, Ele orou e pediu que retirasse a pedra do sepulcro e orou a Deus Pai. Leia abaixo exatamente o que aconteceu e preste atenção em um detalhe:

 " Tiraram, pois, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isso por causa da multidão que está ao redor, para que creiam que tu me enviaste. ( João 11:41, 42)

 Jesus não deu graças somente pela ressurreição que Ele faria em Lázaro, mas porque o mais difícil é que a multidão creia que o que Jesus pede a Deus Pai, é atendido. Ou seja, o poder de Deus Pai, está no Filho, Jesus. 

O fazer o milagre até mesmo da ressurreição para Jesus é fácil, Ele é o dono da vida. Isso depende dele e isso Ele faz facilmente. Difícil é a parte que depende dos outros (de nós) que é crer que Ele é poderoso e é Salvador, porque não temos (e muitas vezes nem queremos ter) fé suficiente.

Talvez quem precise ressuscitar não seja exatamente a pessoa que está enferma, por quem você chora. Talvez o coração dessa pessoa já esteja tão purificado que ela está passando pelo que está passando somente para ensinar aos outros que são eles que precisam sair da vida espiritual morta e receberem a Vida de Deus, que ela já recebeu. O que precisa ressuscitar é a fé de muitos outros, e talvez até mesmo a sua, que lê este texto.

Na situação que você passa hoje, que lhe faz chorar, é preciso entender que, sim, haverá momentos em que você chorará, mas passando choro, Deus vai querer que você entenda o propósito.

As lágrimas podem rolar por uma noite, mas a alegria do Pai vem pela manhã ( Salmo 30:5). A palavra 'alegria' nesse Salmo, tem sua raiz no hebraico 'ranan', que dentre os significados está 'superar', ou seja, podemos chorar a noite toda, mas a superação vem pela manhã.

Quando lemos este Salmo em inglês, para a palavra 'chorar', a palavra usada é 'weep' que significa um choro diferente. É aquele choro contido e sofrido, não é aquele choro escandaloso (cry).

Tem noites e épocas da nossa vida que são épocas de choro 'weep', de sofrimento contido e sofrido. Mas quando este choro e este sofrimento acontece diante de Deus, levando a Ele nossa angústia, a superação vem pela manhã.

Para alguns, a superação virá no dia seguinte, para outros 'essa noite' pode durar uma vida inteira e receberão o galardão (prêmio) na eternidade. Não sabemos quando será exatamente. O fato é que está escrito: 

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”. (Gálatas 6:9)

Embora doa ( e dói), não deixe de fazer o bem e nem se deixe esmorecer por muito tempo porque você colherá todo o bem que fez.

Esse bem virá, nem que seja nos momentos finais da sua vida como amostra grátis do cuidado excepcional e amoroso que teremos nos braços do Pai eterno.

Durante o período da noite, o período da sua dor, deixe Deus sondar seu coração. Deixe de lado os julgamentos, as mágoas porque  impedirão você de entender o propósito de Deus e impedirão seu crescimento.

Que seus olhos se abram para ver além do óbvio, além da dor, além do agora.

Por mais complicado que pareça entender, sim, " Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito". ( Romanos 8:28)

O amor nos aperfeiçoa. O ouro, para chegar a ser puro e uma jóia de valor, passa pelo fogo. É provado, é doloroso. Mas depois se transforma em uma jóia de valor.

Querer evitar o sofrimento é querer evitar seu próprio aperfeiçoamento e valor. É permanecer pedra bruta e pedra bruta só serve para machucar os outros. Pense nisso.

Que neste dia possamos entender os propósitos de Deus em nos aperfeiçoar e nos tornar jóias preciosas de valor diante dos olhos Dele, porque no nosso último dia, quando daremos conta a Ele, o dono da vida, será isso que valerá a pena: Ter entendido e cumprido o propósito Dele para cada um de nós. Propósito que é único e individual.


Deus o abençoe!

Nenhum comentário:

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...