quarta-feira, 3 de maio de 2023

QUAL O PROPÓSITO DA VIDA DO CRISTÃO?

 "Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, 

 que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 

 Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;  e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. 

 Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério."

(2 Timóteo 4: 1-5)

Desde a semana passada o Senhor tem me falado a respeito de propósito.

Uma pergunta constante é: qual o propósito da minha e da sua vida?

A Palavra de Deus nos responde a essa pergunta. E quem conhece a Palavra na verdade, já sabe a resposta. Mas, por nos envolvermos demais com as coisas deste mundo, por vezes nos perdemos do propósito principal.

Quando Paulo escreveu essa carta a Timóteo , falava profeticamente do tempo em que vivemos: tempo em que deveríamos pregar a tempo e fora de tempo. E como seria essa pregação?

Usada para :

• Condenar /reprovar /disciplinar (do grego elegchó)

• Repreender (do grego epitimaó)

• Exortar / confortar / consolar / encorajar (Do grego parakaleó) com paciência e longanimidade 

Isso porque seria e é um tempo em que não se aguenta a sã doutrina bíblica. A Palavra parece ser pouco ou insuficiente para algumas pessoas e por isso Paulo fala que seria uma época em que se buscaria mestres (doutores, mentores) para si mesmos, de acordo com seus próprios desejos e não de acordo com a sã doutrina. E não é exatamente o que temos visto por aí?

Isso desviaria os seus ouvidos da Verdade, voltando-se para fábulas (mitos). E o significado de fábula, de acordo com o dicionário Strong é "3454 mýthos – um mito; um relato falso, mas fingindo ser a verdade; uma invenção (fábula) que subverte (substitui) o que é realmente verdadeiro."

O que mais temos visto por aí são mentores e coaches que usam a Palavra de Deus com pretexto para falar sobre o desejo da carne humana. Fingem ser a verdade por citar a Palavra de Deus, mas a usam fora do contexto bíblico para agradar a carne de quem ouve e ganharem dinheiro com isso. 

Observe que, na maioria deles, a Palavra não aponta para a salvação nem para a vida eterna, mas para as coisas deste mundo. Isso não é a mensagem central do Evangelho. Precisamos ter cuidado! 

É uma armadilha sutil para levar, se possível, até os escolhidos ao engano. A Palavra nos alerta que se possível, no final dos tempos até os escolhidos seriam enganados. (Mateus 24:24)

O texto da carta a Timóteo termina falando sobre o real propósito de Deus para nós: 

• Ser sóbrio - de acordo com o dicionário Strong significa -3525 nḗphō – apropriadamente, estar sóbrio (não bêbado), não embriagado; (figurativamente) livre da ilusão, ou seja, das influências intoxicantes do pecado (como o impacto da paixão egoísta, ganância, etc.).

• Suportar as dificuldades - 2553 kakopathéō (de 2556 /kakós , "de uma disposição maliciosa" e 3806 /páthos , "dor") - propriamente, experimentando dificuldades dolorosas (sofrimento) que parecem ser um "revés", mas na verdade não são.

• Fazer a obra de um evangelista - anunciar o Evangelho da salvação.

• Cumpre teu ministério - 4135 /plērophoréō ("realizar totalmente") é usado para o poder de Deus levando o crente ao potencial máximo , "combinando" seu verdadeiro conhecimento Dele (cf. 1 Cor 12:13).

Esse é o nosso real propósito: 

Estar livres das ilusões e influências sutis do pecado, passar por dores que parecem revéses, mas não são, anunciando a salvação e buscando o poder de Deus para que Ele nos leve ao máximo do nosso potencial do conhecimento Dele, através da Sua Palavra genuína.

Quando fizermos isso, todas as demais coisas serão acrescentadas. (Mateus 6:33).


Que Deus abençoe sua vida.

3 comentários:

Unknown disse...

A paz do Senhor Jesus Cristo 🙌
Melhor maneira de começar o dia.
Estas palavras me encheram o coração de alegria. Sábias e edificantes.

Daniela disse...

Glória a Deus! Que o Senhor continue abençoando sua vida!

Marcelo Cremonez disse...

Amém!!!!

Quais frutos temos dado?

  " Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos (abençoados) de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está...